quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O PODER DO CONHECIMENTO


O homem parece que traz consigo desde os primórdios, o sentimento de disputa, de competição com o outro da mesma espécie, e também com animais de outras espécies, fato esse que ocorria em tempos remotos. O fato é que o homem tem anseio de suplantar o outro, e o conhecimento sempre foi algo que dizia, que explicitava àquele que tem poder e àquele que seria o escravo, ou seja, quem detém o conhecimento domina o dito ignorante. O conhecimento talvez seja a forma preponderante de dominação de um homem sobre outro. Vejo muitas pessoas dizerem: "Fulano é muito inteligente" - "Vou perguntar a ele, pois ele sabe, ele tem conhecimento" - Essas frases são ditas corriqueiramente, e no simples fato de exprimir frases como essas, você estar dizendo que o outro tem capacidade e você não. Todos nós nascemos com um cérebro com capacidades semelhantes, e porque uns "sabem mais que os outros", será porque o cérebro deles é mais capaz?, será porque Deus deu esta capacidade a eles?, e que Deus é este que gosta mais de uns do que de outros?. Nascemos com céreros semelhantes, mas somos criados em ambientes diferentes, famílias diferentes, e isto contribui para o nosso desevolvimento ou para o nosso atraso, mas o fato é que todos nós somos capazes, basta querermos, e lutarmos para isso, já dizia o filósofo Jean Paul Sartre: "NÃO IMPORTA O QUE FIZERAM DE NÓS, MAS O QUE IMPORTA É O QUE VAMOS FAZER COM O QUE FIZERAM DE NÓS" - o passado ficou pra trás, você é o que é, mas esse "é" não é fixo, ele pode ser mudado.

No filme a Guerra de Fogo fica latente o poder do conhecimento, pois uma tribo detêm o conhecimento do fogo, enquanto a outra não. A tribo detentora deste conhecimento toma ele como algo unicamente da tribo, não importa o bem estar do outro, mas sim a posse do poder através desta informação. O Fogo poderia até ser passado, mas nunca a informação de como produzi-lo. Esta situação continua até os dias de hoje, onde o conhecimento para ser válido tem que possuir aspectos universais e absolutos, isto ocorreu de forma explícita no Período Medieval, quando a igreja detinha a verdade sobre tudo, e acontece nos dias de hoje com a ciência, pois o que ela afirma é verdade absoluta e universal. Mas o que importa não é a verdade, e sim o poder que esta verdade traz, fazendo com que o poder estabelecido continue estabelecido, e daí suprime-se outras visões, e dái é que nasce as guerras, os preconceitos, e a idéia de superioridade de uma cultura sobre a outra, de uma religião sobre a outra, de um homem querendo ser mais do que o outro. Quem me garante que os remédios da ciência são mais eficazes de que o dos índios?, quem me garante que o Deus Cristão é mais forte que o Deus Indígena?, quem me garante que o homem branco é mais feliz que os nativos?

No filme Anjos e Demônios está colocado de forma clara a luta da ciência contra a religião e vice-versa, luta essa pelo domínio e imposição de "suas verdades", "de seus paradigmas". Na minha modesta opinião, religião, ciência, arte, filosofia, são visões diferentes do mundo, acho que nenhuma suplanta a outra, mas apenas são visões diferentes, até porque os homens são diferentes. Escolha a sua, ou escolha duas, ou todas.

"A formiga armazena alimento não só para ela, mas para a comunidade inteira. A formiga ao passar pela outra se cumprimenta, e o homem?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário